sábado, 25 de agosto de 2012

Vandativismo

Já que falei  sobre ativismo de sofá no último post, vamos continuar com o assunto, mas olhando uma vertente diferente, a de uma galera que sai da frente do PC para agir.

Muitos, quando criança, já pegaram santinhos de candidatos políticos para desenhar por cima, fazendo caricaturas ou criando personagens. Inocente, certo? Sim, mas, desde 2010, algumas pessoas utilizam essa brincadeira para protestar.

No último pleito para deputados, governador, senador e presidente, um grupo denominado Vandativismo percorreu algumas ruas de São Paulo atrás de publicidade política que infringissem a lei que define o que pode e o que não pode durante as campanhas. Ou seja: cavalete em praças e jardins? Proibido. Atrapalhando a passagem de pedestres ou pregados em árvores? Errado. Aí é que entra o grupo: publicidade irregular é vandalizada. Vale atear fogo, jogar fora e até desenhar por cima, pixando a foto dos candidatos e colocando o número da lei em vigor.



Outro grupo que começou a atuar também em 2010 foi o Sujo sua cara. A ideia é basicamente a mesma: pixar, desenhar, vandalizar os cartazes irregulares. Não demorou muito para a moda pegar. Pessoas em outros estados passaram a fazer o mesmo e mandar fotos e vídeos para os grupos. E está aberta a nova temporada de caça aos cartazes irregulares. É uma forma de dizer que não é possível confiar, tampouco levar a sério, políticos que não respeitam a lei.

Muitas vezes o candidato não tem consciência dos cartazes errados, já que são seus cabos eleitorais que colocam de maneira irregular. Mas é uma maneira de dizer aos políticos (e também aos seus cabos eleitorais) que estamos de olho neles, mesmo nas pequenas ações e antes de chegarem ao poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário